segunda-feira, 28 de março de 2011

BIKE FIT - Pedale com segurança, conforto e eficiência!!!



O homem faz uso da bicicleta há mais de cem anos. Inicialmente, a bicicleta era vista apenas como um meio prático e barato de transporte, mas ao longo das últimas décadas, as bicicletas também têm se tornado popular como um meio para a prática de esportes e/ou atividades de lazer.
Toda pessoa que pratica o ciclismo regularmente gosta de desfrutar de um passeio em sua bike, porém, às vezes, esse prazer pode ficar comprometido por desconfortos tais como feridas nos glúteos, dor nos joelhos e pescoço e dores nas costas, ou uma incapacidade para melhorar o seu desempenho ou um recorde pessoal. Muitos ciclistas estão sempre mexendo com a sua posição a procura de uma postura perfeita, mas são incapazes de a localizar porque simplesmente não se sentem bem .
Somando todos os tipos de exigências técnicas que a bicicleta moderna deve ter, tais como peso reduzido, muitas marchas, etc, o tamanho e a geometria são um dos fatores mais importantes. Não é só tamanho do quadro que é importante: o ajuste adequado do guidão e o selim também são cruciais. Com o tamanho adequado da bicicleta e um bom posicionamento conseguimos evitar que surjam problemas e em grande parte determinam o conforto do ciclista e do nível de desempenho. Para isso, utilizamos  Bike Fit que nada mais é do que um conjunto de técnicas que tem como objetivo ajustar a bicicleta ao ciclista, melhorando seu desempenho e prevenindo lesões, sendo indicado para qualquer ciclista, desde o profissional até o ciclista de fim de semana.
Nós do O2 Studio investigamos extensivamente as teorias biomecânicas atrás do ajuste ideal da bicicleta e juntamente a utilização de tecnologias avançadas de captura de movimento. Isto permite a medição precisa e análise de um ciclista enquanto está pedalando. Posteriormente os ajustes da bicicleta podem ser personalizados para sua anatomia pessoal, a flexibilidade e os objetivos do ciclista.
Resumidamente o Bike Fit funciona da seguinte forma: Inicialmente realiza-se uma conversa para saber sobre histórico de lesões, tipo de pedalada, objetivos em relação ao ciclismo, posturas no trabalho, flexibilidade, medidas corporais, entre outros. Em seguida é feita uma medição do ciclista. Nesse momento é realizado também um vídeo da pedalada, antes das alterações a serem realizadas. Por fim, iniciam-se os ajustes da bike de acordo com o ciclista. Após essas alterações é feito um novo vídeo comparativo observando as alterações realizadas.
Aqui nós oferecemos um ambiente descontraído, com ótimo custo-benefício e com atendimento individualizado. Ao final do Bike Fit nós explicaremos a você todas as mudanças e claro, aguardamos seu feedback sobre as novas impressões pós Bike Fit.
            Estamos situados no centro da cidade de Amparo-SP, próximo a região de Campinas e Bragança paulista. Entre em contato e marque uma avaliação. E se você vem de outra cidade, porque não aproveitar para pedalar pela cidade. Você vai encontrar lindas paisagens e muitos caminhos radicais. Aproveite os benefícios imediatos que o Bike Fit vai te proporcionar: melhora da postura, aumento da performance, diminuição das dores, etc. Faça o seu Bike Fit agora mesmo.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
O2 STUDIO - Fitness Center By Reebok
 | Fisioterapia | Pilates com Bola | Osteopatia | RPG |
 | Personal Trainer | Treinamento Funcional | Bike Fit |
R. Francisco Canini, 38, Bairro Ribeirão - Amparo-SP
Tel.: (19) 3808.6495
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 9 de março de 2011

Treinamento Funcional


Hoje falaremos de mais um seviço prestado aqui em nosso Studio, o Treinamento Funcional!!!

Atualmente as pessoas perceberam que fazer exercícios é sinônimo de saúde e, por isso, estão à procura de modalidades, cada vez mais completas que consigam suprir as suas necessidades diárias.

Surgido nos Estados Unidos, na década de 90, como um novo método de treinamento esportivo de alto rendimento, o Treinamento Funcional no início era um apanhado de técnicas oriundas da reabilitação, levantamento de peso, ginástica artística, atletismo e outras metodologias derivadas do condicionamento físico. Hoje evoluiu para um conceito de treino que não se destina somente a atletas, mas principalmente ao indivíduo comum, o qual busca a atividade para os mais variados objetivos, como por exemplo, perda de peso, ganho de massa muscular, melhoria da aptidão física ou mesmo para melhorar a qualidade das atividades da vida diária.

O treinamento esportivo geralmente é feito de forma isolada. Os exercícios que são realizados nos equipamentos tradicionais de musculação (que possuem planos e eixos de movimentos direcionados) diminuem consideravelmente a exigência de padrões complexos de ativação muscular e de coordenação, que são importantes para o cotidiano, já a metodologia do Treinamento Funcional é focada nos movimentos fundamentais do ser humano, como empurrar, puxar, agachar, levantar, girar e lançar, envolvendo a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico, em diferentes planos de movimento, dessa maneira há um fortalecimento não só dos músculos primários mais, principalmente, dos músculos estabilizadores. Um dos grandes destaques desse método de treinamento é a preocupação de se trabalhar inúmeras capacidades físicas como equilíbrio, força, flexibilidade, velocidade, agilidade, coordenação, resistência entre outros, para isso são utilizados diversos acessórios (elástico, bolas, medicine balls, superfícies instáveis, kettlebeels, barras, cones, halteres) ou até mesmo o próprio corpo.
A grande vantagem desse tipo de treinamento é que ele é indicado para todas as pessoas, independente de idade, sexo e estado de saúde. Abrange todas as fases de condição física, desde a recuperação até o desenvolvimento atlético, buscando mais qualidade e eficiência nas tarefas realizadas, seja no esporte ou no dia a dia.

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL:

Ø    Melhora da força, coordenação motora, resistência central (cardiovascular) e periférica (muscular), flexibilidade, propriocepção, equilíbrio estático e dinâmico, velocidade e agilidade;
Ø    Melhoria da postura;
Ø    Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
Ø    Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
Ø    Aumento da eficiência dos movimentos;
Ø    Melhora do desempenho atlético;
Ø    Diminuição da incidência de lesão;
Ø    Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.

 





Dúvidas sobre o assunto e sugestões sobre novos temas para os próximos artigos, escrevam para o2studiosaude@gmail.com