segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pilates com Bola


Pilates é um método de exercícios que foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates em 1920. É uma atividade física que se baseia em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos.

 Esse método proporciona diversos benefícios para o corpo, mente e espírito, inclusive contribuindo para a melhora na capacidade respiratória; condicionamento físico e mental; alívio de problemas como o estresse; aumento da força, elasticidade muscular e mobilidade articular; melhora na postura; fortalecimento da musculatura abdominal; desenvolvimento dos músculos que sustentam a coluna, eliminando dores crônicas; melhora no desempenho desportivo; controle da ansiedade e depressão; melhora na coordenação motora; aumento da concentração; relaxamento corporal, entre outros benefícios.

As aulas incluem grande repertório de exercícios suaves e eficazes, poucas repetições de movimento, aulas únicas que evitam a monotonia, resultados rápidos e duradouros, proporcionando uma postura correta e natural.
    

O Método Pilates é indicado para todas as idades, independente da capacidade física, desde o mais sedentário até o atleta de alto nível. Para aqueles de idade mais avançada, o Pilates é uma forma de exercício de baixo impacto, ideal para quem tem problemas de saúde ou não tem praticado nenhuma atividade física. Os jovens podem aprender padrões de movimentos mais saudáveis e adquirir força e flexibilidade. Crianças e adolescentes aprendem os limites do próprio corpo, desenvolvem os músculos, ganham flexibilidade e boa respiração. Na gravidez, entre as 13ª semana e a 40ª semana de gestação, a mulher pode praticar Pilates para facilitar o parto e aliviar dores lombares. No pós-parto, após o 1º mês, o método auxilia na recuperação da forma física, no fortalecimento do abdômen e dos músculos pélvicos que ajudam no tratamento da incontinência urinária. Na recuperação de uma lesão, a prática de Pilates pode ajudar a recuperar a força e mobilidade após um trauma, como ossos fraturados e luxação muscular. Os atletas também podem usar esse método para diminuir as lesões durante a prática de esportes.